sexta-feira, 6 de junho de 2014

Competição no mercado de TIC

A cada dia o mundo está mais integrado.

É absolutamente comum concorrer na prestação de serviços de TIC com empresas instaladas em outros países, principalmente na Ásia. 

A qualificação profissional, os impostos sobre serviços e os salários são muito diferentes da realidade brasileira. Em geral, eles são mais produtivos, o serviço tem custo menor e a qualidade da entrega é boa.

E não pense que apenas grandes empresas contratam serviços destas empresas asiáticas. Passei pela experiência de ver uma empresa de pequeno porte contratar uma aplicação para smarthprone a preço extremamente baixo e com uma entrega super rápida.

Então, o alerta que fica, são:

-para as empresas de TIC brasileiras: a) é preciso gerar escala; b) criar ferramentas e processos voltados para a produtividade; e principalmente, c) criar novas modalidades de serviços ou software.

-para os profissionais de TIC brasileiros: seu emprego pode ser substituído por uma pessoa que mora do outro lado do globo, então, as dicas são: a) seja proativo e crie meios de produzir mais com menos (e isto não significa que seu salário tem que ser menor); b) dê ideias para gerar inovação e vista a camisa da empresa onde você está; c) estude inglês e saiba muito mais do que você já sabe hoje sobre as tecnologias atuais; d) seja multitarefa, não há espaço para o profissional que quer fazer apenas uma atividade ou que sonhe viver sem pressão de prazo, custo e entrega de requisitos com qualidade.

Afinal, quando somos clientes, exigimos tudo isto de nossos fornecedores!!

Sucesso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário