sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Apagão na educação gera apagão no mercado de trabalho

Nao faltam empregos! Falta educação.

A cada dia que passa vejo mais postos de trabalho sem preenchimento e! por incrível que pareça, a cada entrevista que participo percebo o declínio do conhecimento, da capacidade de raciocínio diante de situações cotidianos e o "analfabetismo" na compreensão, leitura, escrita e fala, se é que aplicamos este termo para todas elas.

Reclamar diante de problemas nunca foi minha bandeira, então o jeito é partir para alternativas, mesmo que paliativas, para contribuir no sentido de melhorar a educação e inserir as pessoas no contexto do mercado.

Neste sentido algumas alternativas são interessantes:

1) programas de trainees: amplamente utilizados pelas empresas, podem ser potencializados se o empresário ou executivo perder o medo de que alguém virá "roubar" seus talentos. Talentos não podem ser "roubados" eles podem ser atraídos e retidos.

2) os professores de faculdades e universidades devem ensinar o que é preciso: por vezes ouço amigos que militam bravamente na profissão de educadores falarem que não podem "puxar muito", diga-se "fazer o básico do básico", porque senão todos repetem. Que repitam! Antes um profissional bem formado, do que um formado incompetente. Eu repeti de ano uma vez e nem por isto deixei de conquistar espaços profissionais. Aquela história de que a faculdade quer somente a mensalidade paga no final do mês e o aluno formado é verdadeira, mas quando deixamos de ensinar por pressão destes empresários eu penso que estamos fazendo o mesmo que eles, ou seja, esperando apenas o pagamento no final do mês, será isto?

3) eliminar a corrupção: votar em pessoas melhores, rejeitar facilidades (típicas do brasileiro), denunciar, ser ativo politicamente e disseminar conhecimento são maneiras de eliminar este grande mau, afinal ética, honestidade e amor são os princípios da vida, os verdadeiros pressupostos, e nunca, jamais a banalização que se faz destes valores nos dias de hoje.

Eu não posso acabar com a pobreza do mundo, mesmo que fosse o homem mais rico do planeta não poderia, mas posso eliminar a pobreza da minha vida e ajudar outras pessoas a compreenderem esta máxima!

E você, o que pode fazer para melhorar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário